A importância da identidade visual e da marca pessoal

marca pessoal e identidade visua

No mundo dos negócios, empreendedores que conseguem estabelecer uma identidade visual marcante possuem maior vantagem competitiva.

É esse estímulo intangível que faz com que marcas como McDonald’s, Coca-Cola, Apple e Nike tenham tanto sucesso.

Todas possuem algo em comum: elas se diferenciam da concorrência por terem sido capazes de estabelecer uma identidade visual forte e consistente.

Como freelancer, a criação de uma boa identidade visual também deve ser uma prioridade, afinal, a primeira impressão é a que fica.

Investir nessa estratégia é uma excelente maneira de fazer com que você se destaque na sua área de atuação, mas antes de qualquer coisa, você precisa focar no seu personal branding ou marca pessoal.

Personal Branding

A fim de se consolidar como freelancer nos dias de hoje, é recomendável que você construa seu personal branding ou marca pessoal.

Você precisa definir sua proposta de valor, sua personalidade e suas metas para criar uma identidade para o seu negócio – esse é o primeiro passo para desenvolver uma comunicação efetiva com seu público-alvo.

Como profissional freelancer, investir na criação de sua marca pessoal faz total sentido.

Ao tentar se estabelecer como expert na sua área – seja ela programação, design, escrita de artigos ou tradução – você deve focar em suas competências, em sua reputação e no tipo de experiência que você deseja entregar.

Pois, isso criará uma impressão positiva na mente dos seus potenciais clientes, além de diferenciá-lo de seus concorrentes.

Uma vez definida sua estratégia de branding, a etapa seguinte é construir sua identidade visual levando em conta alguns fatores que apresentaremos mais adiante.

Então, continue lendo para saber mais!

O que é identidade visual?

Trata-se de um termo bem abrangente que consiste na construção dos elementos gráficos e visuais do negócio como logotipo, paleta de cores, frases e slogans, tipografia, layout do site, imagens, entre outros.

A identidade visual é a impressão digital do negócio, e ela estará refletida por toda parte – sites, landing pages, redes sociais, anúncios, vídeos etc.

É importante esclarecer que identidade visual é muito mais do que, por exemplo, usar o mesmo estilo de imagens do seu site na sua página profissional do Facebook

O objetivo é garantir que todos os elementos visuais estejam devidamente alinhados em todas as mídias, refletindo com precisão a personalidade da marca e o valor que ela agrega.

Por que a identidade visual é tão importante?

– Expressa a missão, os valores, as características e o propósito do negócio;

– Estabelece e reforça a gestão da marca pessoal;

– O aspecto visual tem alto poder de atração (uma imagem ainda vale mais do que mil palavras e um vídeo bem-feito vale mais ainda);

– Clientes valorizam freelancers que prezam por um design de qualidade;

– É um sinal de comprometimento e credibilidade;

– Influencia a forma como o público vê a marca, agindo como diferencial em relação à concorrência;

– É capaz de gerar um forte sentimento de identificação e pertencimento junto ao cliente.

Agora que você já sabe o que é identidade visual e por que ela é tão importante para sua carreira freelance, vamos aprender mais sobre cada um de seus elementos:

Paleta de Cores e Branding

A cor é, possivelmente, o elemento mais marcante da identidade visual de qualquer marca, sendo o aspecto que o público mais tende a se lembrar quando pensa em uma organização.

Exemplo: quando pensamos em Coca-Cola, a primeira coisa que vem à mente é aquele tom de vermelho vivo. Quando falamos em McDonald’s é difícil não fazer uma associação ao amarelo e vermelho tão característicos.

As cores são poderosíssimas, pois têm o poder de provocar efeitos emocionais imediatos em nós.

Portanto, se você quer que sua marca passe uma mensagem de ousadia, de poder, deve optar por uma identidade de cores fortes, por exemplo.

Aqui está uma lista com algumas cores e as respectivas sensações que elas transmitem:

  • Vermelho – intensidade, ousadia, paixão
  • Verde – esperança, saúde, frescor
  • Preto – elegância, poder, autoridade
  • Branco – limpeza, simplicidade, pureza
  • Rosa – romantismo, imaginação, irreverência
  • Amarelo – felicidade, diversão, otimismo
  • Azul – sabedoria, confiabilidade, equilíbrio

É interessante pesquisar mais à fundo a psicologia das cores a fim de escolher a que melhor se adapta aos seus valores e objetivos.

  • Tipografia

Um texto nos transmite conteúdo, mas seu aspecto visual, ou seja, a tipografia usada, tem o poder de expressar personalidade.

É importante que você saiba que o tipo de fonte influencia na percepção da marca, por isso você deve atentar para este elemento e responder às seguintes perguntas quando estiver criando sua identidade visual:

  1. Que valores você deseja passar?
  2. Qual é o seu público-alvo?
  3. Você deseja expressar leveza, modernidade ou tradicionalismo?

 Existem 3 estilos tipográficos principais que você precisa conhecer:

  • Fontes Serifadas (Serif) – Por serem clássicas, passam uma ideia de formalidade, tradicionalismo, confiança e experiência. Costumam ser muito utilizadas na literatura. Ex.: Times New Roman, Georgia, Courier New.
  • Fontes Não Serifadas (Sans-serif) – Dão um tom informal, leve e descontraído – são fontes modernas, objetivas e minimalistas, muito usadas na web. Ex.: Arial, Verdana, Helvetica.
  • Cursivas (Script) – Dão um tom mais elaborado e decorativo ao texto. Expressam elegância, simpatia, criatividade e feminilidade.
  • Não devem ser usadas em excesso, pois seu estilo caligráfico prejudica a leitura. Ex.: Embassy, Kaufmann, Bodega.

Leve todos esses fatores em conta e escolha o estilo de fonte que melhor se ajuste à mensagem que você deseja passar para o seu público.  

Poder da imagem

Ao pensar em identidade visual, imagens são provavelmente um dos primeiros elementos que vêm à mente.

Como elas têm o poder de causar um forte impacto, você deve selecionar imagens que criem uma narrativa de identificação junto a seu público, afinal, seu objetivo aqui é criar uma conexão instantânea.

Imagens inspiradoras em alta resolução darão um toque especial à identidade visual da sua marca, tornando seu site, blog ou mídia social muito mais atraente e cativante.

  • Logotipo

Fundamental para criar uma identidade sólida para o seu negócio. Se for bem-feito, certamente ajudará você a se destacar da concorrência.

Um bom logo deve ser original, atemporal e atrativo. Para se aprofundar mais no tema, recomendamos que você dê uma lida neste artigo.

Mudanças são sempre bem-vindas

Num mundo em constante mudança, de tempos em tempos é essencial analisar a identidade visual do seu negócio para verificar se ela ainda está atualizada com o momento ou se precisa de alguma modificação.

Para isso, faça as seguintes perguntas:

– Minha identidade visual permanece atual?

Verifique se ela está acompanhando as tendências do momento. Dê uma olhada no que a concorrência anda fazendo e, se achar que ela está ficando ultrapassada, mude!

– Meu público-alvo permanece o mesmo ou mudou?

Às vezes a nossa audiência muda sem que notemos, e quando isso acontece, é preciso adaptar nossa identidade visual às características e interesses do novo público-alvo.

Conclusão

Como vimos, criar uma identidade visual sólida é vital para o sucesso de qualquer negócio.

Você, como freelancer, deve estar sempre em busca de soluções visuais que transmitam consistência, credibilidade e clareza a fim de atrair novos clientes.

Os elementos de design da sua marca devem estar totalmente alinhados à sua personalidade e à mensagem que você quer passar – em última instância, seu objetivo final é evidenciar sua reputação e sua credibilidade da melhor maneira possível.

No mundo dos negócios, o ditado “ver para crer” se faz muito presente, portanto, siga as dicas acima e use todos esses elementos gráficos com sabedoria para comunicar os valores e a missão do seu serviço.

Caso queira, você também pode contratar um designer ou um profissional de marketing para te ajudar a criar sua identidade visual com excelência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *