Como organizar o seu trabalho como autônomo

Como organizar o seu trabalho como autônomo

Ter um ambiente de trabalho como autônomo organizado e planejar antecipadamente as atividades que serão feitas durante o dia aumenta, e muito, a produtividade do freelancer e, de quebra, ainda ajuda a evitar a procrastinação.

O problema é que a grande maioria das pessoas não sabem como organizar o dia de trabalho e, por esse motivo, acabam investindo tempo e esforço para realizar tarefas que, com um pouco de planejamento, poderiam ser desenvolvidas com maior eficácia.

Foi pensando nisso que resolvemos trazer para você um artigo completo, com dicas de organização, planejamento e estratégia de trabalho que, sem dúvida, irá fazer seus dias mais produtivos e o trabalho menos cansativo.

Se interessou, não é mesmo? Então se você está louco para saber quais são as dicas aqui descritas, não deixe para depois, comece sua leitura agora mesmo.

Benefícios de organizar seu dia de trabalho como autônomo

Além de todos os fatores que serão mencionados nos próximos tópicos, organizar o dia de trabalho como autônomo ajuda o freelancer chegar a um nível ainda mais alto, digo isso pelos seguintes motivos:

  • Diminui o estresse
  • Auxilia no bom humor
  • Mantém o corpo relaxado durante o trabalho
  • Melhora a concentração

Como pode ser observado, os benefícios de organizar o dia de trabalho auxilia, também, na saúde mental e emocional do freelancer que, muitas vezes, precisa lidar com clientes e trabalhar em vários projetos em simultâneo.

Comece a se organizar cedo

O segredo de um dia bem produtivo é, sem dúvida, começar a se organizar o mais cedo possível. Por exemplo: se você costuma começar o trabalho as 8:00 e se levanta da cama quinze minutos antes, certamente não terá tempo de se organizar corretamente e o seu dia de trabalho começará muito confuso.

Portanto, a ideia é tirar uma hora para organizar o trabalho que será feito, pois, isso dará tempo de sobra para deixar tudo em ordem antes de começar o seu dia.

Ter um tempo para meditar, tomar um bom café da manhã faz toda a diferença.

Planeje seu dia

O dia a dia de um freelancer é muito corrido e, normalmente, sempre tem uma novidade, portanto é muito importante planejar o dia, de modo que tudo o que deve ser feito realmente seja concluído.

Para ajudá-lo a organizar o seu dia, deixamos algumas dicas na lista logo abaixo:

  • Estipule metas diárias

Estipular metas diárias ajuda na concentração e motivação do freelancer durante o trabalho.

Claro que tais metas estão relacionadas as necessidades do freelancer, por exemplo: Finalizar um projeto, enviar uma amostra, adquirir dois projetos, etc.

  • Defina um tempo de execução para cada tarefa

É uma boa ideia definir um tempo para execução de cada tarefa, por exemplo: Se você tem dez artigos para escrever e demora 1h em cada, em um dia de trabalho de 8 horas você deve entregar pelo menos 8 artigos.

  • Faça por ordem de prioridade

Uma mania da maioria dos freelancers é achar que os clientes irão acabar de uma hora para outra e, pensando dessa maneira, começam a adquirir mais projetos do que podem dar conta.

Quando você estiver com muitos projetos em execução, comece pelo que possui o prazo de entrega mais curto e assim por diante, fazendo isso você nunca terá um projeto com grandes atrasos.

Feito o planejamento, é hora de dar um pouco de atenção ao ambiente de trabalho, veja como fazer isso no próximo tópico.

Organize seu ambiente de trabalho como autônomo

O ambiente de trabalho reflete muito na produtividade do freelancer durante o dia, portanto, ainda na hora de organização e planejamento, você deve dar uma geral no seu escritório.

Faça da seguinte maneira:

  • Tire tudo o que for desnecessário
  • Nada de bagunça no escritório
  • Evite ao máximo o lixo
  • Não deixe restos de lanches ou bebidas

Faça isso e você perceberá que seu dia de trabalho será mais produtivo pelo simples fato de você estar confortável pelo ambiente no qual está.

A tecnologia é uma ferramenta vital

A tecnologia é uma ferramenta primordial na vida de quem é freelancer, pois, possui diversas possibilidades de facilitar o trabalho durante o dia.

Se você ainda não viu nosso artigo sobre Ferramentas para aumentar a produtividade, não deixe de fazer isso, com certeza você terá uma boa ideia de quais ferramentas utilizar para auxiliar na gestão do seu negócio, afinal, ser freelancer é o mesmo que ter um negócio próprio.

Deixe o que é pessoal de lado

Trabalho é trabalho o que é pessoal é pessoal. O que quero dizer com isso é o seguinte: Durante o seu tempo de trabalho nada de sair para resolver assuntos pessoais, confirmar presença em eventos, tomar um sorvete na praia.

Tudo isso é coisa para se fazer no seu dia de folga e, lembre-se, o freelancer de sucesso sabe  que o dinheiro vem através do trabalho diário, não de poucos projetos, então não deixe se levar pela ilusão que trabalhar em casa é sinônimo de dinheiro fácil, pois, não é.

Conclusão

Esperamos que o conteúdo acima tenha sido de grande utilidade e que, com as dicas citadas, você possa aumentar ainda mais a produtividade do seu dia e ganhar mais dinheiro.

Lembre-se de continuar acompanhando nosso blog, pois, possuímos muitos conteúdos de qualidade especialmente feitos para quem gosta de trabalhar em casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *