Como Vencer a Procrastinação no Trabalho

Procrastinação no trabalho

Existem muitos desafios na vida de um freelancer, mas, dentre todos o que mais pode prejudicar quem atua nessa modalidade é a procrastinação no trabalho.

Isso é realmente verdade, de tudo o que pode acontecer, como por exemplo: A dificuldade inicial, a falta de trabalho em algum momento, concorrência desleal, etc. O que realmente traz mais prejuízos é a procrastinação.

Mas por que isso acontece? O que leva o freelancer a procrastinar e não entregar os trabalhos dentro do prazo?

A resposta para essas e outras perguntas você irá conferir ao longo deste conteúdo, onde daremos dicas certeiras que, sem dúvida, irão ajudar você a vencer a procrastinação e lucrar no seu horário de trabalho.

Você faz aquilo que gosta?

Essa é a pergunta mais importante desse artigo: Você faz aquilo que gosta?

Se a resposta for sim, então talvez você precise de uma simples motivação para iniciar o trabalho, mas se a resposta for não, então nós temos um problema.

A grande maioria das pessoas possuem o sonho de trabalhar em casa, independente da área de atuação. Querem ganhar dinheiro em casa e acreditam que independentemente da maneira como farão isso será bom.

Porém, sabemos que isso não é, nem de longe, a verdade.

A realidade é que quando você faz algo que não gosta ou não simpatiza muito, a força de vontade vai embora.

Se você se senta na frente do computador, olha para a tela e, em vez de trabalhar, faz outras coisas, talvez seja hora de repensar se está na área certa.

Mas não se preocupe, existem diversas áreas que um freelancer pode atuar, tais como:

  • Criação de conteúdo
  • Design gráfico
  • Programação
  • Edição de fotos e vídeos
  • Tradução
  • Assistência virtual
  • Marketing digital
  • E outros

Com certeza uma das áreas acima combina com você. Caso deseje saber mais sobre o assunto, nós temos aqui no blog um artigo que mostra as melhores áreas para o freelancer trabalhar, depois de terminar sua leitura tire um tempo para ver esse outro conteúdo, pode ser esclarecedor.

Conteúdo recomendado:

Evite a Procrastinação no Trabalho Organizando-se

A organização do ambiente de trabalho reflete muito na produtividade do freelancer durante um dia.

Uma boa ideia para vencer a procrastinação no trabalho e organizar seu ambiente de trabalho é fazer o seguinte:

Limpar a área de trabalho

Se você trabalha apenas com computador, sua área de trabalho deve estar limpa e conter somente elementos relacionados ao trabalho.

Nada de jogos ou qualquer tipo de coisa que possa tirar sua atenção. Se você tem dificuldade em organizar a área de trabalho do Windows, uma boa dica é utilizar o Dexpot.

Dexpot é um aplicativo para Windows que cria múltiplas áreas de trabalho e o melhor de tudo é que você pode personalizar cada uma de acordo com sua necessidade.

Fique confortável para trabalhar

Outro fator que diminui muito a possibilidade de procrastinação é o simples fato do freelancer estar confortável para realizar suas atividades.

Quando nosso corpo se sente desconfortável, mesmo que contra nossa vontade, nosso cérebro começa a mandar impulsos que nos fazem perder a atenção do que estamos fazendo e, consequentemente, faz com que começamos a procrastinar.

Tenha lembretes físicos

Lembretes físicos, aqueles que ficam em painéis com alfinete são o melhor empurrão que você pode ter.

Digo isso, pois, tais lembretes irão, inconscientemente, fazer com que seu cérebro se prepare para trabalhar, afinal, não é à toa que grandes empresas ainda utilizam esse método.

Não deixe coisas desnecessárias no seu ambiente de trabalho

É muito importante que o local escolhido para trabalhar, seja um quarto da sua casa ou um escritório, esteja completamente limpo.

Nesse momento não falo apenas da higienização, mas também da poluição do ambiente.

Se você trabalha em um local onde existem diversos objetos, facilmente irá perder o foco. Quando o ambiente está limpo é muito mais fácil se concentrar nas tarefas diárias.

Não deixe as pessoas te atrapalharem

Uma coisa que acontece muito com quem trabalha em casa é se distrair com outras pessoas, sejam elas a própria família ou, até mesmo, visitas que chegam durante o trabalho.

Mas por que as pessoas possuem o mal costume de atrapalhar? A resposta para essa pergunta pode ser um pouco triste.

Infelizmente muitas pessoas discriminam o trabalho freelancer e não dão a devida importância para essa atividade, atrapalhando quem está trabalhando.

Quando isso acontecer com você é muito importante ser “pé no chão” e dizer: Agora não posso dar atenção para você pois estou no meu horário de trabalho.

Com certeza o recado será entendido e a produtividade diária aumentará.

Tenha um equipamento adequado

O equipamento que envolve o trabalho freelancer quando o mesmo é feito remotamente, normalmente é um computador de mesa ou notebook.

Claro que em algumas áreas é preciso de outros equipamentos, como por exemplo:

  • Mesa digitalizadora
  • Panttone Hue (Calibra o vídeo de acordo com a luz do ambiente)
  • Tablet

O fato é, independentemente do equipamento necessário, tenha certeza que o seu supre todas suas necessidades.

Muitos freelancers procrastinam por ficarem desmotivados com suas ferramentas de trabalho, se isso acontecer com você, é hora de pensar em investir um pouco no seu ganha pão.

Conclusão

O conteúdo acima foi criado com o intuito de ajudar freelancers e profissionais autônomos que sofrem com a procrastinação.

Não tenha vergonha se isso acontece com você, é mais comum do que se imagine, portanto, siga as dicas acima que com certeza a procrastinação irá embora.

Lembre-se, também, de ver outros artigos aqui no blog sobre o assunto, com certeza também poderão ajudar a aumentar sua produtividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *