Cursos Online Com Certificado ideais para autônomos

cursos online com certificado

Para quem quer trabalhar como autônomo ou freelancer é importante buscar um preparo para o mercado. Os cursos online com certificado podem ajudar bastante a enriquecer o seu currículo.

Muita gente procura uma faculdade para ter uma boa formação. De fato, a graduação pode abrir portas importantes para o mercado de trabalho.

Mas, essa não é a única forma de se preparar para aproveitar boas oportunidades profissionais. Existem outras possibilidades, como os cursos online e cursos livres.

Eles podem ajudar quem está em busca de uma especialização ou pretende mudar completamente de área.

Hoje vamos explicar como eles funcionam e qual é a validade dessa formação.

O que são cursos online com certificado?

Cursos online com certificado são aulas disponibilizadas exclusivamente pelos canais digitais. Ao final do curso, os alunos são contemplados com um certificado que atesta aquela formação.

Há opções em que o aluno consegue certificados por módulos, obtendo a declaração mesmo se não fizer o curso até o final.

Numa rápida pesquisa em buscadores como o Google ou o Yahoo! você descobrirá que existem inúmeras possibilidades. Eles vão desde cursos mais simples até nichos mais complexos.

Os cursos online com certificado se tornaram uma opção especialmente interessante durante a pandemia do coronavírus. Afinal, muitas escolas suspenderam as aulas presenciais e adotaram esse modelo de estudos.

Leia também:

Por que é importante ter um certificado?

Estudar é algo muito importante. Seja por hobby ou por interesses profissionais, dedicar tempo e atenção a um assunto que desperta seu interesse pode ser uma experiência engrandecedora.

Mas, é melhor ainda quando ela vem acompanhada de alguma recompensa pelos seus esforços, certo? O certificado representa justamente essa bonificação, sendo um atestado importante do seu empenho nos estudos.

Para o Currículo

Mas, além de representarem um importante momento de realização pessoal, os cursos online também são essenciais para enriquecer o seu currículo.

Em um mundo cada vez mais competitivo e um mercado de trabalho que exige excelente preparo, se destaca quem tem mais qualificação, é claro.

Nesse sentido, fazer um curso online com certificado não apenas pode trazer uma imensa satisfação como também lhe ajuda a se preparar melhor para as vagas de emprego.

Então, seja para cursos profissionalizantes, técnicos, de graduação ou extensão, ter um comprovante de sua participação nas aulas faz, sim, toda diferença.

Curso presencial x EAD

Nos últimos tempos temos visto com frequência a sigla EAD. Ela se refere ao termo “Educação a Distância”, que diz respeito justamente aos cursos que são ministrados online.

Apesar de ser uma tendência cada vez mais explorada, muita gente ainda tem receio com relação a essa escolha. A dúvida é sempre a mesma: será que um certificado de curso a distância tem o mesmo valor que um de aulas presenciais?

A resposta é: sim. Os cursos online hoje são tão reconhecidos e valorizados quanto qualquer outro que você faça frequentando presencialmente as aulas.

O que conta mesmo é escolher um curso que seja renomado, de uma escola referência no seu nicho de interesse e, principalmente, aproveitar bem as aulas para se tornar uma referência no assunto.

Diploma x certificado: quais são as diferenças?

Se você ficou interessado nesse assunto, é importante entender também as diferenças entre diploma e certificado. Sim, esses dois comprovantes têm suas diferenças, embora ambos sejam valiosos para o mercado de trabalho.

A principal diferença é que o diploma só pode ser emitido por instituições de ensino que são reconhecidas pelo MEC – Ministério da Educação.

Para qualificar uma instituição, o MEC realiza auditorias e exames para analisar a qualidade do ensino de modo geral. Cada instituição ganha uma pontuação, sendo que aquelas com pontos mais altos são consideradas mais renomadas.

Já o certificado é considerado um documento “informal”. Não há essa exigência de reconhecimento do ministério.

Escolas pequenas e cursos mais simplórios podem emitir o certificado. Novamente destacamos aqui o quanto é importante, portanto, escolher bem os cursos online que você pretende fazer.

Como escolher uma boa escola para obter o certificado online?

Como dito anteriormente, se você fizer uma pesquisa rápida encontrará uma infinidade de cursos online com certificado sendo ofertados. Eles contemplam as mais variadas áreas.

Então, veja algumas dicas valiosas para filtrar um pouco essa busca e escolher cursos verdadeiramente qualificados para obter o seu certificado.

  1. Analise a reputação da escola: acesse redes sociais e sites como o Reclame Aqui para saber qual é a opinião do público sobre;
  2. Acesse o site do curso e leia sobre a grade de ensino para ver se contempla a sua necessidade;
  3. Converse com outras pessoas que fizeram o curso para obter declarações;
  4. Prefira escolas renomadas, reconhecidas no mercado pela qualidade de ensino.

Essas são apenas algumas dicas para quem quer escolher um dos melhores cursos online com certificado. Filtrando um pouco fica bem mais fácil encontrar a escola perfeita para lhe atender.

5 sites excelentes para encontrar cursos online

Agora que você já entendeu como funcionam os cursos online com certificado, é hora de falarmos sobre alguns sites que oferecem esse tipo de ensino. Selecionamos alguns dos melhores e mais confiáveis. Olhe só.

Fundação Bradesco:

A Fundação Bradesco é mantida pelo banco homônimo e oferece mais de 50 modalidades de cursos com certificado ao final. Eles se dividem entre cursos online e semipresenciais.

Nesse segundo caso os alunos precisam visitar a fundação algumas vezes na semana para realizar aulas presenciais. Clique aqui para saber mais.

Fundação Getúlio Vargas:

A Fundação Getúlio Vargas é outra opção interessante para quem busca por bons cursos online com certificado.

Além das aulas gratuitas, os alunos têm acesso a todo o material didático completamente livre de custos. É uma excelente oportunidade para quem quer dar aquela guinada no currículo, mas não tem dinheiro para investir.

Clique aqui para acessar a página da FGV.

CIEE:

O CIEE é o Centro de Integração Empresa Escola, uma das instituições mais importantes para estudantes que querem ingressar no mercado de trabalho.

Através do site você pode conhecer os cursos. Mas, existem alguns requisitos essenciais para se cadastrar. O principal deles é ser um aluno registrado no CIEE. Clique aqui para acessar o site.

Essas são algumas opções legais. Além disso, sites como Rock Content, que oferece cursos de serviços de marketing digital, e SEBRAE, específicos para os micros e pequenos empreendedores, também são boas escolhas.

Qual curso devo fazer?

Se a sua ideia é potencializar o seu currículo para o mercado de trabalho, então a dica é que você escolha um curso que possa agregar em seu nicho.

Mas, existem opções de cursos voltados para hobby ou para crescimento pessoal. Todos eles são válidos e podem servir para lhe ajudar a descobrir um novo talento.

Então, o que quer que você escolha, fazer um dos cursos online com certificado com certeza será algo positivo tanto para a sua vida pessoal quanto no âmbito profissional. Aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *