Influencer digital é profissão?

influencer digital

Influencer digital ou influenciador digital é uma profissão que, embora não seja tão recente, ganhou força nos últimos tempos.

Isso graças aos muitos nomes que surgiram com força nesse ramo.

Segundo o site Betway, essa é uma profissão bastante antiga.

Porém, a função ganhou força nos últimos anos, principalmente com o sucesso e a expansão das redes sociais.

Mas, embora muita gente considere que influencer digital é uma profissão que só envolve glamour, temos que considerar a sua importância financeira.

Somente em 2021 a expectativa é que esse mercado movimente cerca de R$ 10 bilhões.

O que é um influencer digital?

Se você está interessado em seguir com essa profissão, vamos explicar a seguir o que faz e do que vive um influenciador digital.

Esse profissional, como o próprio nome sugere, tem como intenção principal influenciar as pessoas.  Para isso, ele precisa se aliar a marcas que patrocinam o seu trabalho.

Seguidores e interação

No entanto, o que define um influencer digital é justamente a quantidade de seguidores e o público que ele mantém engajado.

Ou seja, é preciso investir em muito marketing digital e apostar em conteúdo de qualidade para atrair a audiência.

Nesse sentido, a importância da comunicação e o seu poder dentro da carreira de influenciador é indiscutível.

É preciso falar claramente, desenvolver uma linguagem adequada para o seu público e definir bem o tom de voz.

Leia também:

Escolhendo as marcas corretas

Outro ponto essencial para ter sucesso como influencer digital é saber escolher bem as marcas as quais se aliar. Para isso, é preciso analisar com cuidado essas parcerias antes de bater o martelo.

Coerência

O primeiro ponto fundamental é optar por marcas que tenham coerência e compatibilidade com a vida pessoa e a postura do influenciador.

Por exemplo, não faria sentido algum alguém que não consome álcool e fala sobre isso abertamente se aliar a uma marca de cerveja, certo?

Se a ideia é cativar o público e estimular a venda de algum serviço/ produto, naturalmente o influenciador precisa pensar em marcas que atendam as demandas de sua audiência.

Reputação

Outro ponto fundamental é ter cuidado com a reputação dessas marcas. Quando você divulga um serviço a sua imagem fica automaticamente atrelada aquilo.

Com certeza você não quer que o seu nome se torne referência de um serviço ou produto ruim e de qualidade duvidosa. Então, escolha trabalhar com marcas que você consome e com as quais já tenha alguma relação como cliente.

Como começar na carreira?

Podemos dizer que a maioria das pessoas acaba se tornando influencer digital “por acidente” nos dias de hoje. São perfis que chamam a atenção de uma grande quantidade de pessoas e consequentemente se tornam bons para apelo comercial.

Isso não significa que não existem pessoas que planejam e investem nisso. Os passos para se tornar um influencer digital podem levar o seu perfil a se tornar um grande sucesso. Veja algumas dicas.

Defina um nicho

Para começar, defina muito bem o seu nicho de atuação. Isso quer dizer que você precisa pensar em um tema, um segmento que lhe interessa e sobre o qual você consiga falar com propriedade.

Existem inúmeras opções! Alguns dos temas mais abordados pelos influenciadores são:

  • Estilo de vida;
  • maquiagem;
  • Moda;
  • Humor;
  • Música;

Então, liste quais são os assuntos que lhe interessam e sobre os quais você acredita que consegue dialogar bem com o seu público. Esse será o seu segmento.

Crie perfis nas redes sociais:

O próximo passo é criar perfis nas principais redes sociais. Hoje em dia o principal canal de comunicação para os influencers é o Instagram. Mas, redes como Facebook e Youtube também podem ser bastante interessantes.

Alimente os perfis para ganhar seguidores e engajamento

Essa sem dúvidas é a etapa mais trabalhosa e a mais importante para a carreira de influencer digital. Uma vez que seus perfis estejam ativos é hora de começar a gerar o engajamento.

Isso requer muita dedicação.

Não pense você que ganhará milhões de seguidores de um dia para o outro. Para se tornar um influencer digital é preciso investir em conteúdo de qualidade, post patrocinado e tornar a sua página verdadeiramente interessante para o público.

Dominar marketing digital é importantíssimo:

Um influencer digital precisa conhecer a internet e entender como o ambiente digital se comporta. Para isso é preciso dominar ou contratar especialistas em serviços de marketing digital.

Esse tipo de serviço contribui para que o seu perfil ganhe mais relevância na internet e se destaque diante da concorrência. É o tipo de coisa que ajuda a se tornar um influencer digital de qualidade e realmente conquistar um bom público.

Pratique o networking:

Mas, você não terá bons resultados se não aprender a “vender o seu peixe”. O influencer digital precisa ser comunicativo e aprender a dialogar com todos os tipos de pessoas.

Assim, aumenta consideravelmente as oportunidades de fechar um bom trabalho. Para isso, frequente feiras e ambientes onde o seu público costuma se reunir.

Apresente-se para as marcas, fale do seu trabalho e divulgue os benefícios que a parceria com o seu perfil pode trazer. Com certeza você encontrará pessoas interessadas em fechar negócio e patrocinar os seus posts.

Investir para crescer

Assim como acontece em qualquer outra carreira, para ter sucesso como influencer digital você também precisa investir.

Para produzir o seu conteúdo é preciso adquirir bons equipamentos e estudar o tema que você se propõe a tratar. Isso não quer dizer que você precisa gastar uma fortuna logo no começo de sua carreira.

No entanto, conforme entra um ou outro valor em sua conta proveniente do seu trabalho como influencer digital, é importante criar um caixa específico para um upgrade em suas produções.

Ter uma câmera com boa resolução para produzir fotos e vídeos de qualidade, um bom microfone para garantir um áudio adequado e até apetrechos para tornar o seu cenário mais bonito e atraente são alguns dos pontos interessantes.

Tudo isso custa dinheiro. Mas, aos poucos você conseguirá criar uma produção de qualidade que atraia cada vez mais público e mais empresas interessadas em trabalhar com a sua imagem.

Quanto ganha um influencer digital?

A pergunta que todo mundo se faz é quanto ganha um influencer digital. A resposta para isso não é concreta, já que a remuneração varia de acordo com uma série de fatores.

Fato é que quanto mais influenciável o perfil se torna, mais interessante ele é comercialmente falando.

Portanto, não basta ter muito seguidores. É essencial que eles sejam ativos e engajados. Ou seja, os seguidores precisam efetivamente consumir o seu conteúdo.

Isso acontece através de comentários, curtidas, compartilhamentos e qualquer tipo de interação. É justamente por isso que não é indicado comprar seguidores.

Se você deseja se tornar um influencer digital, o melhor caminho é mesmo se dedicar para que o seu perfil se torne atrativo e interessante para o seu público-alvo, conquistando cada seguidor aos poucos e de maneira orgânica.

Gostou de nosso post?

Divulgue nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *