Marketing digital para MEI e freelances

Marketing digital para MEI e freelances

Com certeza você já deve ter ouvido falar da importância de construir uma presença digital. Para isso, é preciso entender como funciona o marketing digital para MEI e freelances.

Queremos falar de uma forma simples e objetiva sobre os primeiros passos que todo empreendedor, autônomo ou freelance deve dar para começar a ser conhecido na internet.

Você poderá vender seus produtos ou oferecer seus serviços usando a internet, quer seja por meio das redes sociais ou tendo um blog onde irá falar sobre o seu produto ou serviço de forma que o seu leitor entenda o que você faz e quais os benefícios que o seu produto ou serviço pode oferecer.

Ter um blog na internet pode parecer algo ultrapassado, mas acredite não é. Lembre-se sempre do poder das palavras. As palavras convencem, influenciam, ensinam e podem mudar a vida de uma pessoa.

Uma grande vantagem de ter o seu próprio lugar na internet para escrever é que os textos que você escreve trazem resultados ao longo dos anos.

Além disso, você não precisa pedir permissão para ninguém para escrever e mostrar ao mundo o que você é como profissional ou o que a sua empresa pode oferecer.

Neste artigo, vamos mostrar o básico para começar a construir a sua presença online e, nos próximos artigos, iremos aprofundar o assunto.

Conteúdo recomendado:

O que é um Domínio?

Bem, se você ainda não tem um site ou blog na internet, a primeira coisa que precisará é de um domínio.

Um domínio é o nome dado ao seu endereço na internet. Por exemplo, nosso domínio é http://sosfreelancer.com. Se você digitar no navegador você chegará aqui no nosso blog.

A escolha do nome é muito importante, pois ele será sua marca digital. É importante que esse nome seja algo que caracterize você e sua marca ou a marca de sua empresa.

Um domínio só pode ser registrado por uma única pessoa ou empresa. No nosso caso, somente nós teremos o nome de SOS Freelancer.

Como registrar um domínio?

Depois de escolher o nome que melhor representa o seu negócio, verifique a disponibilidade do domínio.

Para isso você poderá acessar os sites:

Hostgator

Siteground

 Na siteground, por exemplo, você pode contratar a hospedagem e ter grátis o domínio, que já representa uma economia.

Como deve ser um domínio?

O domínio deve ter de 2 a 26 caracteres sem hífen. Opte sempre por nomes curtos, que se associem de alguma forma ao seu produto ou serviço, de forma que seja fácil de lembrar.

Com respeito às extensões existem no mercado, atualmente, inúmeras extensões: .com, .com.br, .net, .tech, .loja, .org e muitas outras.

Aliás, é possível registrar o mesmo domínio com extensões diferentes, evitando que seus concorrentes usufruam do seu trabalho de marketing e tentem tomar a sua marca.

Exemplificando:

www.sosfreelancer.com

sosfreelancer.com.br

sosfreelancer.org

sosfreelancer.net

Evidentemente, que quando estamos iniciando um negócio, não há essa preocupação. Mas, imagine o que pode ocorrer à medida que o seu negócio vai crescendo e sua marca se fortalecendo na internet?

Presença online por meio das redes sociais

Alguns freelances ou empresas preferem iniciar sua presença digital por meio das redes sociais.

Segundo o ranking publicado no site cuponation, o brasileiro ficou em 2020 em média 5 horas nas redes sociais.

Isso mostra a força que elas têm para divulgar e vender produtos e serviços.

Portanto, é quase indispensável usar as redes sociais para fortalecer a sua presença digital.

A grande diferença entre você ter o seu blog e as redes sociais é que o site ou blog é um espaço seu. Já as redes sociais pertencem a terceiros. Porém, não podemos esquecer do poder que elas têm.

As redes sociais possuem regras próprias. O seu site transmite confiabilidade e credibilidade ao público. Claro, para isso você precisa oferecer textos e conteúdos que agreguem valor para a sua audiência.

Quais vantagens de se ter um site ou blog?

O seu site ou blog é sua vitrine. É o seu endereço digital, onde os seus potenciais clientes o irão encontrar.

Logo, é preciso cuidar da imagem, do layout, da usabilidade e outros quesitos, da mesma forma que você faria ou faz em sua loja física.

Ao ter um site ou blog você pode oferecer ebooks, planilhas, textos, cursos, enfim tudo o que sua audiência precisa para saber mais sobre o seu ramo de atuação e, por fim, optar por seus serviços ou produtos.

Dentro do seu blog, você pode dispor de formulários de cadastro para novos clientes ou pessoas interessadas. Assim, sempre que você tiver uma novidade ou um lançamento, o cliente poderá ser avisado.

Isso, na prática, fará com que suas vendas e negócios aumentem exponencialmente.

Conteúdo de Qualidade

 Finalmente, independente da estratégia que você preferir, quer seja nas suas redes sociais, blogs ou sites, o importante é oferecer conteúdo de qualidade.

Vivemos uma intoxicação de informações. Se você observar há muitas opções de conteúdo disponível na internet. E, o que mais importa para sua estratégia de marketing digital é o conteúdo.

A audiência está se tornando cada vez mais exigente. Por isso, hoje é preciso maior dedicação para chamar a atenção do público-alvo.

Não adiante abrir uma conta na rede social e não produzir conteúdo, tampouco ter um blog e não o alimentar.

Para trazer resultados é preciso ser consistente, persistente e inovador.

Não se preocupe, estamos aqui para ajudar a você a dar o primeiro passo.

Se você gostou deste tipo de artigo comente nos comentários e compartilhe em suas redes sociais!

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *