Social Media – Como começar nessa Carreira?

Social media como começar nessa carreir

O social media ou também chamado Analista de redes sociais é a pessoa responsável por gerir as redes sociais de uma empresa.

O profissional cria uma estratégia de publicação nas redes sociais, fortalecendo a presença online da empresa.

Ele não fica somente na publicação de posts, mas cria conteúdos que encantam o público-alvo, educam, enfim, que conversam com o público.

O social media é um profissional que surgiu com a evolução da internet e as redes sociais. Pois, imagine, um tempo atrás essa profissão nem existia.

Mas, hoje é muito importante ter alguém dedicado a isso.

Presença na web – uma questão de sobrevivência

É inegável que as redes sociais transformaram para sempre o mundo em que vivemos e a maneira pela qual nos comunicamos.

Para a maioria dos indivíduos, aplicativos como Instagram, Facebook, Twitter e TikTok não passam de meros hobbies para combater o tédio.

No entanto, para empreendedores, mídia social é literalmente um negócio sério.

Através dessas ferramentas inovadoras, é possível interagir e se relacionar com consumidores de modo a aumentar a proximidade, fortalecer laços e influenciar sua tomada de decisão.

Por tal motivo, não é de se surpreender que essas plataformas de interação social tenham se tornado ferramentas de marketing tão populares.

Anunciantes vão aonde a massa vai, e a massa hoje em dia está maciçamente presente nas redes sociais – e estamos falando de todos os grupos etários, não apenas dos jovens.

O que é e o que faz um social media?

Em meio a este cenário online super dinâmico (e ainda recente), profissionais que entendam e saibam administrar essas redes de relacionamento se fazem altamente necessários, sendo essa exatamente uma das principais funções do social media.

Portanto, o encarregado por cuidar dos canais sociais de determinado negócio nada mais é do que um profissional que possui um cargo estratégico, ou seja, ele elabora meios e administra as ferramentas necessárias para que a marca ganhe mais visibilidade e credibilidade no mercado.

Basicamente, essas são as tarefas de um social media:

Elaboração do planejamento – O passo número 1 é desenvolver um planejamento de mídias sociais levando-se em conta as principais informações estratégicas da marca como objetivo, cenário, concorrentes e público-alvo.

Depois disso, definir o posicionamento a ser seguido nas redes, criando uma sólida identidade com base nesses elementos.

Criação/produção de conteúdo – Depois da etapa 1, é preciso começar a pensar num conteúdo que esteja totalmente alinhado às diretrizes e aos dados que foram previamente analisados.

Dessa forma, o social media precisa descobrir qual é a melhor maneira de abordar e se relacionar com o seu público.

Além disso, é fundamental fazer um cronograma estratégico de postagens para não se perder e estar sempre entregando um conteúdo de valor para a audiência.

Interação com o público – As redes sociais se tornaram verdadeiros cartões de visita das marcas e, em muitos casos, elas também funcionam como canais de atendimento ao consumidor.

Portanto, prestar um excelente serviço ao público e saber se relacionar com clientes da melhor maneira possível é fundamental.

Monitoramento dos canais de comunicação da marca – O social media, de maneira geral, é responsável por analisar métricas e monitorar o retorno que está sendo obtido a fim de realizar as devidas correções ou melhorias estratégicas.

Para isso, costuma-se utilizar ferramentas como Facebook Ads, Google Analytics, Hubspot, E-goi, entre outras.

Em linhas gerais, essas são as incumbências deste profissional.

Devido à crescente demanda nesta área, existe uma enorme variedade de nichos, subnichos e, consequentemente, de cargos especializados em mídias sociais surgindo a todo momento no mercado, como:

  • Gestor de conteúdos
  • Coordenador de engajamento
  • Analista/especialista/consultor de mídia social
  • Gerente de comunidade online
  • Gerente de marketing digital
  • Estrategista de mídia social
  • Analista/gerente de marketing de mídia social e muito mais.

O que fazer para se tornar um social media?

Obviamente, não basta apenas gostar de navegar pelo Facebook.

É claro que ter afinidade e interesse por essas ferramentas é essencial, mas para exercer a função com excelência, você precisará de qualificação e muita dedicação.

Eis aqui algumas dicas para você dar os primeiros passos nesta carreira tão interessante:

Formação

Normalmente, esses profissionais são formados em Jornalismo, Publicidade, Marketing, Relações Públicas ou fizeram algum tipo de curso relacionado.

No entanto, é importante ressaltar que diploma, por si só, nunca foi sinal de talento, muito menos de sucesso – os aspirantes a essa carreira precisam investir em muitos outros quesitos e habilidades fundamentais para deslancharem na área – continue lendo para saber quais são.

Sede de saber

Pesquisa é uma parte vital de qualquer tipo de carreira relacionada a marketing digital, sobretudo no caso do social media.

Por isso, é preciso estar prestando constante atenção ao que seus concorrentes estão fazendo, às tendências de design e conteúdo do momento e ao que as pessoas estão “curtindo”.

As redes sociais não dormem, e é impossível ficar totalmente por dentro de tudo o que acontece a cada segundo.

Mas felizmente hoje existem inúmeras ferramentas, programas e plataformas que ajudam o social media a se manter atualizado dentro do seu nicho, como o Google Trends e o Hootsuite, por exemplo.

Resumindo: se você realmente quiser seguir este caminho, você precisa estar disposto a aprender todo dia!

Criatividade

Diferenciar-se da multidão é atualmente um dos maiores desafios apresentados pelo saturado mercado de mídias sociais.

Há muita cópia e pouca inovação por aí, e você obviamente não quer ser apenas mais um. Por isso, você vai precisar de muita criatividade para ser capaz de:

– Criar conteúdos de valor, visualmente empolgantes e atrativos;

– Desenvolver campanhas inspiradoras;

– Fortalecer e consolidar a personalidade da marca junto aos consumidores.

Dependendo do nicho, também é importante ter senso de humor e boa capacidade de improvisação.

Atendimento ao Consumidor

Em seu trabalho como profissional de mídia social, você estará lidando com o público diariamente, portanto, desenvolver a melhor estratégia de atendimento ao cliente também é essencial.

Você precisará definir o melhor canal de comunicação, o tom das mensagens, além de ser paciente e compreensivo com reclamações e, em última análise, ser proativo a fim de resolver qualquer problema de maneira inteligente, proporcionando a melhor experiência possível.

Esta é, sem dúvida, uma grande dica para aspirantes à social media: saiba ouvir e tente compreender as demandas do cliente, relacionando-se com ele de maneira cordial, única e personalizada.

Isso não só proporcionará grande satisfação, mas também trará confiabilidade e credibilidade para a marca.

Portfólio

Mesmo que você ainda não tenha nenhuma experiência na área, você já pode começar a atrair potenciais clientes para conseguir seu primeiro job.

Como?

Criando um portfólio.  

Você pode, por exemplo, lançar um blog ou um site para mostrar suas habilidades.

Você pode ainda oferecer seus serviços “gratuitamente” a influencers no Instagram ou no YouTube em troca de feedback.

Você pode analisar as redes sociais de um determinado negócio e criar estratégias para aprimorá-las.

Estabelecer sua presença nas redes e mostrar seu potencial num portfólio atrativo e organizado certamente triplicará suas chances de conseguir um trabalho na área.

Conclusão

Você viu aqui algumas dicas para começar a galgar seu espaço como social media, essa carreira essencial para facilitar a comunicação entre clientes e negócios, mas ainda pouco compreendida pelo grande público por ser tão recente e dinâmica.

Portanto, em uma época de bombardeamento de informações em que tudo é instantâneo, imediato e muda o tempo todo, a dica final para quem está interessado em seguir essa profissão é a seguinte: estude, pesquise, não se acomode e se mantenha sempre atualizado para que você consiga se destacar e entregar o que seu público deseja.

O famoso conselho de Steve Jobs para uma turma de formandos é perfeito para concluir nosso artigo e motivar futuros social media: “Stay foolish, stay hungry”, ou seja, mantenha-se faminto por aprender coisas novas, mantenha-se humilde o suficiente para pesquisá-las.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *