Trabalho em equipe com outros freelancers

Trabalho em equipe com outros freelances

Hoje, iremos falar sobre o trabalho em equipe com outros freelances e profissionais.

Em início de carreira, freelancers costumam ser bastante individualistas – só pensam em obter seus próprios projetos e aumentar cada vez mais sua carteira de clientes.

No entanto, à medida que vão se consolidando no mercado, essa carteira vai começando ficar abarrotada e, em algum momento, se torna inviável dar conta de aceitar todas as propostas recebidas.

Então, o que fazer?

Parcerias colaborativas entre profissionais

Bem, existem duas opções: pode-se simplesmente recusar os projetos e perder a oportunidade de ganhar mais e expandir o negócio, ou pode-se optar por fazer parcerias colaborativas com outros freelancers do nicho e até fora dele!

Achar que freelances só devem atuar individualmente não passa de um grande mito – o trabalho em equipe pode ser uma dinâmica extremamente vantajosa.

Afinal, você poderá estabelecer relacionamentos valiosos e formar uma rede de assistência mútua que ajudará você a crescer tanto ao nível pessoal quanto profissional.

Por que freelancers devem colaborar uns com os outros?

De acordo com uma pesquisa feita pela Freelancers Union, a colaboração é uma prática comum na comunidade freelance:

  • 81% dos freelancers indicam colegas;
  • 52% dos freelancers são pagos para realizar projetos para outros freelancers ou trabalham em equipe e,
  • 37% dos freelancers trocam serviços entre si.

Em tempos de crise e de mudanças profundas como os que estamos vivendo, a frase “juntos somos mais fortes” nunca fez tanto sentido.

Motivos para formar uma equipe

Veja abaixo alguns dos motivos pelos quais criar uma equipe engajada é um instrumento fortíssimo para alcançar ainda mais sucesso na jornada freelancer:

– Numa equipe de freelancers, cada profissional traz suas habilidades e competências únicas, tornando o resultado final muito mais versátil e completo.

Dessa forma, o trabalho colaborativo pode aprimorar a qualidade de um projeto graças à união de diferentes talentos.

– Trabalhar em conjunto cria um forte senso de comunidade e minimiza a solidão que afeta muitos freelancers diariamente.

O ser humano, como ser social, almeja o pertencimento.

Ou seja, as pessoas precisam se sentir parte de um projeto ou processo, parte de um grupo com interesses em comum.

Além disso, relacionar-se com outros colegas desenvolve tipos de inteligência emocional que não são desenvolvidos quando trabalhamos sozinhos, como empatia, sintonia, afinidade e capacidade de ouvir o outro.

– A colaboração triunfa sobre a competitividade.

Exemplo: você é um redator de artigos atarefado e pergunta ao cliente se pode terceirizar o projeto para outro freelancer de sua total confiança por não ter tempo hábil para realizá-lo – o cliente lhe dá um voto de confiança e autoriza que você o delegue.

Resultado: o trabalho é feito com primor pelo profissional que você indicou e você acaba ganhando pontos com o cliente.

Portanto, indicar um profissional conceituado e capacitado da sua rede de contatos aumentará sua confiabilidade e credibilidade junto ao cliente, evitando também que ele recorra à concorrência.

Dicas para uma Parceria de Sucesso

Como iniciar um relacionamento profissional com outros freelancers?

Como deve ser a abordagem?

Como garantir que tudo corra conforme o combinado?

Aqui vão alguns conselhos relevantes:

1 – Faça uma avaliação inicial

O ideal é que você já conheça o trabalho do freelancer antes de abordá-lo para uma parceria.

No entanto, caso nenhum dos seus contatos habituais esteja disponível e você tenha urgência para encontrar um candidato, não deixe de fazer um pequeno teste a fim de avaliar o know-how do freelancer e identificar se ele tem capacidade para executar a tarefa com destreza.

2 – Saiba abordar

De acordo com a etiqueta profissional do freelancer, é recomendável que você entre em contato com potenciais colaboradores por e-mail, pois isso demonstra mais profissionalismo, confiança e seriedade, além de oficializar o pedido.

No entanto, caso você tenha certo grau de intimidade, você também pode abordar o profissional por WhatsApp ou mensagem de texto – basta usar o bom senso e evitar contatos telefônicos inconvenientes.

3 – Seja objetivo e sucinto  

Não faça rodeios no momento do contato inicial – apresente a ideia de colaboração de maneira direta e com riqueza de detalhes para evitar futuros mal-entendidos que comprometam seu relacionamento.

Aqui está uma sugestão de texto para um contato inicial com um redator freelance, por exemplo:

“Gostaria de convidar você para uma colaboração de longo prazo que consiste em realizar 10 artigos mensais, de 1000 palavras cada um.

A temática será contábil e a entrega deverá ser feita até o dia 25 de cada mês.

Agradeço a atenção e aguardo seu retorno”. 

4 – Informe todas as vantagens oferecidas

Para convencer outros profissionais freelancer a colaborarem com você, será necessário focar nos benefícios da sua oferta.

Qual é o seu diferencial?

Que garantias serão dadas?

Como esse relacionamento impactará a carreira deles a longo prazo?

Pense em todas essas respostas antes de fazer uma proposta.

5 – Defina os termos

Assim que o freelancer aceitar colaborar no referido projeto, defina o cronograma a ser cumprido e os valores a serem pagos – isso deve ser previamente acordado, preferencialmente por escrito para que você possa se resguardar caso algum problema ocorra.

Além disso, é fundamental que o colaborador esteja alinhado a seus princípios éticos a fim de evitar situações desagradáveis e imprudentes que possam prejudicar sua imagem.

6 – Tenha ótima comunicação

Apesar de freelancers estarem acostumados a ter autonomia e flexibilidade, o trabalho colaborativo exige constante comunicação entre todos os membros para verificar se estão em sintonia.

É recomendável agendar reuniões de equipe semanais ou mensais (dependendo da necessidade) em plataformas como o Zoom ou aplicativos como o Skype, por exemplo, para alinhar todas as arestas, dirimir eventuais dúvidas e para que todos caminhem juntos rumo ao objetivo comum.

Nota importante: O ideal é que essas reuniões tenham um tom leve, descontraído e cordial, afinal, o intuito aqui também é criar laços e consolidar conexões entre colaboradores, pois quanto maior o envolvimento, melhores serão os resultados.

Trabalho em equipe: onde encontrar freelancers talentosos

Plataformas como Upwork e Fiverr

Nessas grandes plataformas para freelancers, é possível encontrar inúmeros especialistas capacitados nos mais diversos setores dispostos a colaborar.

Para selecionar os melhores para o seu projeto, basta conferir o ranking baseado nas avaliações dos clientes: na Upwork, por exemplo, você pode pesquisar os freelancers com as habilidades de que você necessita clicando no nicho correspondente.

No Fiverr, basta digitar a palavra-chave desejada na barra de pesquisas para iniciar sua pesquisa por talentos.

Grupos do Facebook ou Linkedin

Além das plataformas citadas acima, você também pode encontrar bons profissionais do seu nicho em grupos do Facebook ou Linkedin.

Basta fazer uma pesquisa com palavras-chave, analisar as páginas encontradas e se associar às que mais lhe agradarem.

Após associar-se a esses grupos, é muito fácil encontrar trabalhadores qualificados interessados em colaborar.

Eventos

Obviamente, congressos e palestras estão temporariamente suspensos em função do novo coronavírus, porém esses eventos são excelentes para conhecer e prospectar talentos.

Sobretudo no caso de freelancers de programação/TI, já que este é um dos setores mais quentes do momento.

A boa notícia é que quando voltarmos à normalidade, haverá uma explosão de eventos voltados para freelancers dos mais variados nichos, e suas chances de encontrar trabalhadores dedicados e interessados serão altíssimas. 

Conclusão

Como vimos, colaborações entre freelancers podem ser muito benéficas para todas as partes envolvidas, pois não só ajudam a criar um profundo senso de comunidade.

Mas também encorajam um sistema de assistência mútua baseada em um networking de qualidade.

Estabelecer redes de relacionamento duradouras com outros freelancers competentes especializados em seu nicho é uma maneira de consolidar sua imagem no mercado e, como resultado, de expandir seu negócio exponencialmente.

Com o trabalho em equipe todos só têm a ganhar.

Email Marketing by E-goi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *